sexta-feira, 17 de março de 2017

Alegria do Pensamento

Hermes de Sousa Veras

Ligeiramente sombrio. No mais, consideravelmente feliz e tropical.



[ | ]


– Ela morou em Belém por seis meses.

Disse-me um senhor, entusiasmado demais para estar dentro de um dos ônibus balançando pelas ruas, sujos e sucateados. Mas a conversa estabeleceu alguma sacralidade no ambiente; o responsável por isso era simplesmente a alegria do pensamento e a força da memória.

- Você é daqui?

Respondi que não. 

– Tem um grande autor, o professor Benedito Nunes, uns dos paraenses mais conhecidos internacionalmente, que estudou a obra dela. Escreveu belos textos sobre Clarice. 

Empolgado com o livro que eu estava lendo, que possuía a foto em evidência da autora na contracapa.

O homem se embebedou de memórias vivas:

– Eu sou agrônomo, mas ele foi meu professor... Benedito Nunes! Grande homem. É possível adquirir a obra dele na internet, comprar ou baixar. Vale muito.

– É verdade. Eu conheço alguns de seus textos, principalmente os sobre Clarice. De qualquer forma, quando cheguei em Belém ele havia acabado de falecer, foi uma pena não o ter conhecido – disse, levantando-me para descer apressadamente em minha parada, feliz em ter encontrado um outro para celebrar outras e outros, a lembrar que um galo sozinho não tece uma manhã. Ele precisará sempre de muitos outros galos, galinhas, ovos e livros.

Nenhum comentário: